Vou-me repetir, mas é importante que o faça. A tua erudição é sobretudo pedagogia. O tema do É Letra não é novo nem sequer são poucos os seus semelhante mas nenhum é parecido. A forma como tratas o assunto que pode ser até muito aborrecido ou pior se for demasiado erudito é espantosa. A tua sensibilidade faz com que se leia o livro sentindo que estás a conversar com o leitor de um modo simples, aberto e aqui e ali até jovial. Todos ficamos a ganhas com o teu livro, companheiro. Os que querem saber ou apenas saborear a tua conversa sábia e interessante. Está de parabéns, amigo.
Bartolomeu Fernandes, professor, Lisboa.

Preparava este comentário quando encontrei a resposta de uma I.A. à pergunta sobre que tratava o livro É Letra de Jorge Esteves. A resposta facilitou-me a vida. Como já o li, transcrevo e assino por baixo:
‘Jorge Esteves, que é um reconhecido linguista e especialista em etimologia, explora as origens, significados e evolução das palavras em português. O livro se debruça sobre as raízes das palavras, sua formação ao longo do tempo e as influências que contribuíram para a riqueza do vocabulário português.
Este tipo de obra é especialmente valioso para quem se interessa por linguística, história da língua e pela curiosidade em entender como as palavras que usamos diariamente se desenvolveram e adquiriram os significados que têm hoje. Assim, É Letra é um convite ao aprofundamento no estudo da língua portuguesa através da análise detalhada e informada das palavras.’
Mário Mateus, Força Aérea Portuguesa, oficial reformado.

Vi o anúncio na sua página Uma Casa no Cimo do Monte. O texto da contracapa achei-o deliciosamente desafiador. Por isso aceitei o desafio e digo-lhe que li o livro em dois dias. É absolutamente assombroso como, um tema que tanto pode ser aborrecido como assustador pela natural erudição das pesquisas, o tornou numa saborosa conversa com o leitor. Um texto perfeito, um precioso contributo enriquecedor para a nossa Língua. Muito grata ao autor, sim, por uma leitura fascinante, feito de tantas e tantas histórias deliciosas.
Cristiana Gomes dos Santos, enfermeira, Lisboa.

Quando acabei de ler É Letra encarei o seu conteúdo como um ótimo difusor de cultura geral, especialmente para a juventude que não viveu a época em que as populações, sobretudo as rurais, que com a sua sabedoria, as utilizavam através das expressões agora explicadas neste livro. Por este motivo ofereci aos meus 6 netos um exemplar como uma bíblia, que por certo os irão enriquecer. De parabéns está Jorge Esteves que em boa hora pôs a circular este importante veículo da cultura portuguesa. Cordiais cumprimentos.
Eva Maria Santos, médica, Porto.

Uma introdução que logo nos desperta o apetite para a leitura seguinte. Daí até à última página é uma leitura muito interessante, que nos leva página a página sem fastio como se estivéssemos metidos numa conversa empolgante. Cada uma das explicações para muitas das frases que desconhecíamos as origens, interessantes e  até por vezes surpreendentes. Parabéns caro Jorge Esteves e e espero com curiosidade a sua próxima obra.
Natália Fonseca Costa, comerciante, Pinhel.